sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Vem aí o Torneio de Aniversário do COP


Neste dia 15 de março o Círculo Operário Pelotense estará completando 80 anos.



Estimados amigos botonistas!

Muitos são os que nos visitam e os que frequentam o  Círculo Operário Pelotense. E muitos nos perguntam o que é o Círculo Operário.

Vamos ocupar hoje o nosso "blog" para mostrar a todos um pouco da nossa história e as atividades que desenvolvemos.



UM POUCO DA NOSSA HISTÓRIA.


O COP, berço do movimento circulista no país, foi a primeiro a ser criado no país, foi fundado em 15 de março de 1932 como concretização de um  movimento gestado pela igreja católica da cidade, visando organizar,  controlar e auxiliar o operário. Por isso, dois eixos eram primordiais: assistência social e formação de lideranças. A história do COP inicia antes de sua fundação. A organização surgiu a partir de 1930 por iniciativa do padre jesuíta Leopoldo Brentano e de sua preocupação com o relacionamento entre a igreja e os operários. Projetado na Congregação Mariana de Moços, dirigida pelo Pe. Brentano, reunindo representantes do Colégio Gonzaga, o COP teve como embrião uma escola para adultos que funcionava na própria Congregação. Após essa experiência, Brentano realizou diversas sessões de estudo para criar uma entidade operária de inspiração católica, que redundasse em uma organização forte, objetivando promover a formação de lideres operários segundo a doutrina social da Igreja. Nesses estudos, Pe. Brentano tomou ciência principalmente das encíclicas sociais "Rerum Novarum" e "Quadragésimo Anno" das ideias de Alceu Amoroso Lima, da organização da Legião Cearense do Trabalho, Cooperativa dos Ferroviários de Santa Maria, além do corporativismo. Desses estudos surgiu não só o modelo do Círculo Operário Pelotense-COP como também de todo o movimento circulista, com suas propostas, organização e métodos. Após apresentar tais ideias à cúpula da igreja da cidade (início de 1932), foi convocada uma reunião com os trabalhadores (oito de janeiro), na qual ficou definida a fundação dessa entidade para 15 de março.


 
CIRCULISMO A NÍVEL NACIONAL

Em 17 de novembro de 1933, Pe. Brentano deixou o COP e foi para Porto Alegre. onde fundaria o COPA-Círculo Operário Portoaiegrense em 1934 e a Federação Gaúcha dos Círculos Operários em 1935, no local onde hoje está sendo construída a Arena do Grêmio. Posteriormente, em 1937, Dom Sebastião Lima e Alceu Amoroso Lima chamariam Pe. Brentano para o Rio de Janeiro, onde deveria organizar uma Confederação Nacional de Operários Católicos, para estruturar o movimento. Isso aconteceria ainda em 1937 e, a partir dessa data, o chamado movimento circulista cresceu em importância, chegando a congregar 200 mil filiados, mais de 200 entidades espalhadas pelo país, oferecendo larga obra de assistência social (escolas e hospitais principalmente) e formação operária. Gestando como modelo de organização para responder às necessidades do país nos anos 30, o circulismo busca, principalmente após os anos 60, atualizar seus postulados para prosseguir atendendo e tendo representatividade perante o operário.

FOMENTO AS LIDERANÇAS 

No setor de fomação de líderes o COP colaborou com o governo Vargas organizando, sediando e orientando nove sindicatos, legalizados pelo Estado ainda em 1932. Dois anos depois, coordenou a fundação da União Sindical dos Empregados de Pelotas, que reunia os sindicados ligados ao COP e visava conter a Frente Sindicalista de Pelotas, de orientação socialista. Posteriormente, os comunistas infiltraram-se na União Sindical, separaram-na do COP que, todavia, recuperou a orientação até acontecer o esvaziamento dessas organizações promovido pelo Estado.
Essa oposição entre o Circulismo e os comunistas acompanha a história da entidade que, no processo de redemocratização do país no após-Guerra e no período pré-Golpe Militar de 1964, fez acirrada campanha anticomunista, editando e distribuindo folhetos, promovendo palestras e atos de repúdio, especialmente a Luis Carlos Prestes. Nos anos 60 Pe. Elio Stein, assistente religioso, assumiu a função com a missão primordial de promover cursos de lideranças, as chamadas ELO - Escolas de Lideranças Operárias, que existiriam até 1972. Essa escola buscava renovar os qja;-:s :•= circulismo e preencher vagas nos quadros sindicais. A iniciativa deu alguns resultados, mas foi interrompida pelos custos e pelo panorama da época.

DEPARTAMENTOS DO COP      


CSU / CENTRO SOCIAL URBANO DO AREAL

0 Centro Social Urbano do Areal  desenvolve atividades de ASSISTÊNCIA SOCIAL voltada para idosos, crianças e pessoas portadoras de deficiências, com recursos, materiais, financeiros e de pessoal próprios, além de manter convénios com FGTAS ( Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social); UFPEL (Universidade Federal de Pelotas); SME (Secretaria Municipal de Educação) e SUS, (Sistema Único de Saúde) com o objetivo de melhor desempenhar suas atividades, que é executada por uma equipe interdisciplinar de profissionais dedicados e preparados para o trabalho social ali desenvolvido.


DECOP / DEPARTAMENTO DE ESPORTES DO COP

O Departamento de Esportes do COP, oferece aos seus associados diversas modalidades esportivas, diariamente nos turnos tarde e noite, visando o lazer e bem estar dos mesmos. As modalidades são: jogo de bocha masculino e feminino, futmesa, snooker, Cartas e damas, além do salão de festas que é usado pelo associado quando solicitado gratuitamente.

Além do aniversário em 15 de março comemoramos o dia 1º de maio, consagrado ao trabalhador e a semana circulista, data essa que é comemorada no segundo domingo de outubro por todos os círculos operários do país.

TEATRO DO COP

Outra grande realização foi a reativação do seu teatro, fato acontecido em 1986. Nesses anos de atividade, o Teatro do COP tornou-se um espaço alternativo para a cultura da Zona Sul, promovendo mostras teatrais, de artes plásticas e de cinema, oficinas, cursos, oficinas de música e dança.
O Teatro do COP desenvolve com maestria importante papel social, proporcionando a interação de todos com o mundo das artes, através de atividades filantrópicas, tais como:

PROSEPA- PROGRAMA SOCIAL E DUCATIVO DE PROFISSIONALIZAÇÃO DE ADOLESCENTES e ESPETÁCULOS REVERTIDOS EM ALIMENTOS PARA O CSU
CMOP / CENTRO MÉDICO, ODONTOLÓGICO E PSICOLÓGICO


DEPARTAMENTO DE SAÚDE DO COP

com o nome de Centro Médico e Odontológico e Psicológico do COP, foi criado em 08/04/97, que tem como finalidade precípua proporcionar às camadas da população menos favorecidas condições de acesso a serviços de assistência à saúde.


SAOR / SAÚDE, ASSISTÊNCIA, ORIENTAÇÃO E RECUPERAÇÃO

O SAOR é uma das 15 comunidades católicas da irmã Assunta, trabalho o qual é desenvolvido nas dependências do COP, conta com uma equipe de 42 pessoas voluntárias, entre elas, técnicos na área da saúde, como psicólogas, massoterapêutas e homeopatas. 0 atendimento é feito 4 vezes por semana, totalmente gratuito, para pessoas carentes, é oferecidos: massagem, terapia com psicólogo, homeopatias, florais de bach, e chás.


CORAL    DO  CÍRCULO  OPERÁRIO   PELOTENSE

O Coral do COP foi criado oficialmente em 11 de setembro de 2007

Seu repertório ê composto por músicas de estilos variados, nacionais e internacionais dando sempre prioridade a músicas regionais, sacras e de cunho popular.

Costuma apresentar-se em festividades do COP, em feiras e encontros de corais, tais como, Acopel (Audições de Coros Pelotense) onde a dois anos consecutivos é citado, pela critica como coral revelação, O Concerto de Natal na Catedral São Francisco de Paula o qual integra vários corais pelotenses além de cantores solo e a Orquestra de Câmara de Pelotas (OCP) a qual foi abrigada pelo Circulo Operário e faz ensaios também nas dependências do Coral.

O Coral do COP tem também a incumbência de promover dois eventos anuais, o "Encontro de Corais" realizado na Semana Circulista e o "Circulo Natalino" que já comemora sua 5a edição no ano de 2011.

Atualmente conta com 34 integrantes tendo como Regente, desde Abril de 2008, o Cantor e Maestro Hugo Miori.

O coral tem por lema "CANTAR POR AMOR A ARTE, LOUVANDO A DEUS!"


Portanto, como os amigos botonistas podem notar, o departamento de futmesa do COP é uma dentre tantas atividades que o COP oferece.

E conforme nossa história mostra, uma de nossas principais atividades é a formação da pessoa, a formação de um grande desportista e jamais podemos desviar-nos disso.

Para nós é tão ou mais importante o caráter da pessoa do que um grande botonista.

Aliar estes dois fatores é a nossa meta permanente. Termos pessoas de caráter e grandes desportistas que possam nos levar aos títulos.

Neste mês de fevereiro todos os departamentos do COP estão envolvidos em competições alusivas ao 80º aniversário e culminará em um grande churrasco no dia 12 de março quando serão entregues as premiações aos vencedores de todas as competições sendo também um momento onde se reúne toda a comunidade circulista.

Assim que o departamento de Futmesa do COP estará realizando neste dia 25 de fevereiro o seu torneio comemorativo ao aniversário do COP. Em nosso departamento temos vários associados que são filiados em todas as outras entidades da nossa cidade e até mesmo de outras cidades, como Rio Grande e Santa Vitória do Palmar,  onde convivemos pacíficamente e em um espírito circulista. Com exceção do campeonato oficial do COP, o qual classifica para as competições estaduais, os associados do COP podem participar de todos os outros torneios e integrações que realizamos durante o ano.

As inscrições estão abertas a todos os botonistas associados do COP, filiados na Federação ou não, e podem ser feitas na portaria do departamento de eportes até o dia 18 de fevereiro.






Um comentário:

lhroza disse...

LH.ROZA...
Antecipando minhas saudações alusivas as div.:comemorações alusivas aos 80 anos do COP...

Venho primeiramente parabenizar o EDITOR, pela exuberante narrativa do histórico sobre movimento CIRCULISTA...

E para completar !!! Esperamos que os "TROFÉUS" que deverão ser entregues aos vendecores, sejam belos e muito comemorados como sempre...

Mas o mais importe, seja o RESPEITO pelos adversários e que o SENTIMENTO CIRCULISTA prevaleça

ATÉ +